Search
Close this search box.

Um Caminho Inovador para Superar Desafios no Setor de Transportes do Brasil

O setor de transporte rodoviário no Brasil enfrenta uma série de desafios críticos que vão além das questões de infraestrutura. De acordo com estatísticas, 63% de todas as mercadorias do país são transportadas por caminhão, tornando o sistema extremamente dependente deste modo de transporte. Vale lembrar que todos os países com grandes extensões e com economias fortes como a brasileira, investem nas ferrovias, que são muito mais econômicas, bem mais seguras, e poluem seis vezes menos. Mas o foco desta discussão é a interligação multimodal.

A Questão da Produtividade

O modelo atual está longe de ser eficiente. Quase 40% da frota roda sem carga, ampliando os custos e derrubando a produtividade. Comparativamente, o sistema de transporte brasileiro apresenta apenas 22% da produtividade do seu equivalente norte-americano, de acordo com a Confederação Nacional dos Transportes.

Impacto Econômico e Social

Esta baixa eficiência tem implicações econômicas e sociais significativas. O custo logístico no Brasil é alarmantemente alto, representando mais de 13% do PIB em 2022, em comparação com menos de 8% nos Estados Unidos. Esse “custo Brasil” é repassado diretamente para o consumidor. Além do aspecto econômico, há também o impacto humano e ambiental: acidentes rodoviários envolvendo caminhões são responsáveis por mais de 2,5 mil mortes anuais e os veículos de carga contribuem com 21% das emissões globais de CO2.

Estratégias para a Mudança

Dado este cenário, soluções inovadoras são imperativas. O caminho mais promissor envolve a criação de uma rede colaborativa entre todos os atores da cadeia logística.

Tecnologia e Integração

A transformação necessária passa pelo uso de sistemas totalmente integrados, como TMS (Transportation Management System) e YMS (Yard Management System), além de um Super App para motoristas de carga. Essas soluções, geridas por torres de controle logístico, aumentam a visibilidade operacional e fornecem dados em tempo real.

O Poder da Colaboração

A colaboração é o futuro. Se todos enfrentamos os mesmos desafios, faz todo o sentido colaborarmos e compartilharmos soluções.

Sumarizando

Para superar os desafios multifacetados do setor de transportes no Brasil, uma abordagem colaborativa e tecnologicamente integrada é não apenas útil, mas essencial. A colaboração pode ser a chave para desbloquear um sistema de transporte mais eficiente, econômico e, finalmente, mais sustentável.

José Manoel Ferreira Gonçalves, outubro de 2023

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Últimas notícas

Quer ficar bem informado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as informações no seu e-mail.