BAHIA ECONOMIA O Ministério dos Transportes colocou como trechos de prioritários de ferrovia para este ano, a ligação entre Caetité e Barreiras, da Fiol II, com 485 km. O trecho já tem 66% da obra concluída e dois trechos em execução.
A informação é o do Ministro dos Transportes, Renan Flho, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10).
O ministro também colocou como prioridades da pasta para este ano a ligação ferroviária entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), da Fico, com 363 km e um novo trecho da ferrovia Transnordestina, de Salgueiro até o Porto de Suape.
Na coletiva, Renan colocou o trecho da Fiol I, entre Caetité e Ilhéus como equacionado, já que há previsão da Bamin concluir o trecho em 2027.
A apresentação do Ministério ainda garantiu que o Plano Nacional de Ferrovias será apresentado no primeiro semestre deste ano.
Por outro lado, chamou atenção na apresentação do ministro a ligação entre Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e Caetité na Bahia. O governo estuda incluir no pacote da Fiol um trecho adicional da Fico (a Fico 2), que iria de Água Boa até Lucas do Rio Verde (MT). O portal Bahia Econômica já entrou em contato com o MT para ter maiores informações.
O governo quer ainda dar prosseguimento aos seguintes estudos para concessões:
- Corredor Arco-Norte (Ferrogrão)
- EF-118 (Rio-Vitória)
- Corredor Leste – Oeste (Lucas do Rio Verde – Caetité)
- Transporte Ferroviário de Passageiros – 6 trechos
- Malha Centro-Leste (FCA),
- Malha Nordeste (FTL), Malha Sul (Rumo) e Ferrovia Tereza Cristina (FTC)
- Trem Intercidades (TIC)