Nesta terça-feira, 15 de abril, o Eng. José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias – Ferrofrente, cumpre agenda institucional em Brasília, onde está protocolando pessoalmente ofícios junto a autoridades do Executivo e do Legislativo Federal, solicitando audiências públicas para debater a retomada estratégica da infraestrutura ferroviária nacional.
Os ofícios foram protocolados junto ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Palácio do Planalto), ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e ao Senador Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.
As solicitações propõem a abertura de diálogo institucional sobre o papel estratégico das ferrovias no desenvolvimento logístico, econômico e ambiental do país. Segundo José Manoel, “é inadmissível que o Brasil continue refém de um modelo rodoviarista caro e ineficiente, enquanto sua malha ferroviária se deteriora. Retomar os trilhos é uma urgência nacional.”
No período da tarde, o presidente da Ferrofrente participa do evento “Novos Caminhos Ferroviários”, promovido pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que discutirá a nova Resolução de Chamamento Público de Ferrovias, reunindo autoridades, técnicos e representantes da sociedade civil.
A Ferrofrente reforça seu compromisso com a defesa da mobilidade ferroviária de passageiros e cargas, como alternativa limpa, segura e eficiente, e continuará articulando ações institucionais para reinserir as ferrovias no centro das políticas públicas brasileiras.