A Rumo Logística reafirmou que as obras de manutenção da ferrovia no trecho entre Bauru e Tupã, que passa por Marília, serão concluídas até dezembro de 2025, conforme previsto no contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vigente até 2058.
Iniciadas em julho de 2024, as obras avançam com a recuperação da infraestrutura, incluindo a troca de trilhos e dormentes. Entretanto, a concessionária enfrenta desafios, como a ocupação irregular da faixa de domínio em Marília, especialmente no antigo pátio ferroviário central e nos distritos de Lácio e Padre Nóbrega. A desocupação dessas áreas é necessária para o andamento dos trabalhos, e ações judiciais estão em curso para resolver a questão.
Apesar da previsão de término das obras em 2025, a retomada efetiva do tráfego de trens por Marília ainda não foi confirmada para 2026. Conforme aditivo contratual, o prazo para a reativação do trecho é até 2030. A manutenção prioritária até Tupã é estratégica, pois lá se encontra um armazém graneleiro da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), de onde partiram as últimas cargas que passaram por Marília em 2009.
A conclusão das obras é aguardada com expectativa, visando melhorar a infraestrutura ferroviária e impulsionar o transporte de cargas na região.
Saiba mais, acesse Marilia Notícias https://marilianoticia.com.br/rumo-mantem-prazo-para-conclusao-das-obras-da-ferrovia-para-dezembro-deste-ano/