Search
Close this search box.

O Poder Oculto dos Combustíveis Fósseis nas COPs

Por José Manoel Ferreira Gonçalves

A Presença Maciça da Indústria Petroleira

Há duas décadas, uma força oculta molda as decisões climáticas globais: a influência da indústria dos combustíveis fósseis nas Conferências das Partes (COPs) da ONU. Recentemente, a coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO) revelou dados alarmantes: mais de 7.200 lobistas ligados a gigantes petrolíferas infiltraram-se nas negociações climáticas, expondo um jogo de interesses conflitantes.

COP28: Uma Ironia Petrolífera

A próxima COP28, sediada nos Emirados Árabes Unidos, um país rico em petróleo, ilustra claramente essa ironia. Sultan Al-Jaber, CEO da Companhia Nacional de Petróleo Abu Dhabi, presidirá o evento, um paralelo preocupante citado por Ilan Zugman, da 350.org, comparando a situação a uma conferência de saúde pulmonar liderada pelo presidente de uma indústria de cigarros.

A História Conta: Duas Décadas de Influência

Desde a COP9 em Milão (2003), a presença da indústria de combustíveis fósseis tem sido constante e crescente. Empresas como ExxonMobil, Chevron, Shell, BP e Total Energia obtiveram centenas de passes de acesso. Esta participação é vista por muitos, incluindo Pablo Fajardo, da União das Comunidades Afetadas da Texaco/Chevron no Equador, como uma captura das políticas climáticas globais por essas corporações.

Dominância do Norte Global e o Lobby Oculto

Além disso, a análise da KBPO destacou a predominância de grupos comerciais do Norte global nas negociações, reforçando a noção de uma dominação desigual nas decisões climáticas. A complexidade das listas de presença da UNFCCC e a falta de transparência nas afiliações até recentemente só obscurecem a verdadeira extensão dessa influência.

A Estratégia dos Lobistas

Lobistas da indústria fóssil frequentemente mascaram sua participação em COPs através de delegações não diretamente associadas ao setor. Exemplos notáveis incluem a presença do CEO da Total Energia através de uma ONG alemã na COP27 e a participação do CEO da BP na delegação da Mauritânia.

Rumo a um Futuro Sustentável

Para promover uma transição energética justa e eficaz, Zugman enfatiza a necessidade de empoderar as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas e reduzir o espaço para lobistas cujos interesses atrasam esse processo vital.

Em resumo, a presença maciça e muitas vezes oculta dos lobistas de combustíveis fósseis nas COPs levanta questões críticas sobre a integridade e eficácia das políticas climáticas globais. A transparência e o equilíbrio de interesses são essenciais para garantir um futuro sustentável e justo.

Por José Manoel Ferreira Gonçalves

As informações deste artigo foram baseadas em dados fornecidos pela coalizão Kick Big Polluters Out (KBPO) e declarações de especialistas no setor.

Você está lento um artigo escrito por José Manoel Ferreira Gonçalves no Portal SOS PLANETA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Últimas notícas

Quer ficar bem informado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as informações no seu e-mail.