Search
Close this search box.

MALHA PAULISTA: TUPÃ CONTINUA À ESPERA DA REATIVAÇÃO DA FERROVIA

Diário Tu – No mês de março do ano passado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve no município de Dracena para anunciar a reativação das ferrovias na região do Oeste paulista. Praticamente um ano se passou e a situação em Tupã continua da mesma forma. Nada mudou, a não ser a maior intensificação da deterioração da malha ferroviária.

Para o presidente da FerroFrente, José Manoel Ferreira Gonçalves, conhecido como “Zé Manoel”, o anúncio não passa “de uma mentira” do governador. “Ele mentiu. Ele está mentindo para os prefeitos da região e para a opinião pública. A concessão ainda é da Rumo e a ferrovia pertence à União”, disse. “O Tarcísio é muito irresponsável. Ele foi à cidade de Dracena para falar sobre esses trabalhos, mas não teve reativação nenhuma. Como ele vai resolver isso? Vai indenizar a empresa [Rumo]? O correto é ter que licitar novamente, usar os recursos do contrato como a caducidade, por exemplo. Mas o Tarcísio está iludindo a opinião pública”, acrescentou. 

De acordo com “Zé Manoel”, a reativação precisa contar com um projeto sustentável economicamente, maior, mais ambicioso e, inclusive, com transporte de passageiros. “A ferrovia precisa voltar. Vamos levar esse assunto para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e cobrar as autoridades”, disse. “A Rumo conseguiu a renovação antecipada, mas também não está conseguindo dar andamento a esse projeto. O governo já está querendo a devolução dos R$ 2,9 bilhões [da concessão]. Mas a Rumo não ‘se manca’ e faz de conta que a situação não é com ela”, destacou.  

Para que a reativação da Malha Paulista, de fato, saia do papel, “Zé Manoel” disse que o primeiro passo é ter um projeto sério e sustentável. “Hoje o governo federal tem condições de fazer isso por meio de um projeto transparente. Para isso é preciso também a participação pública em conjunto com as câmaras municipais e prefeituras”, salientou. 

O presidente da FerroFrente explicou que o novo marco regulatório prevê um investimento de R$ 180 bilhões para a implementação de novas ferro-vias. “Mas nada disso ainda foi feito”, disse. 
Vale lembrar que, somente no ano de 2021 pelo menos 64 pedidos foram encaminhados ao Ministério dos Transportes para essa finalidade. 

De acordo com “Zé Manoel”, a região Oeste do Estado de São Paulo está sendo abandonada por falta de interesse financeiro dos investidores. “Para eles, a região não interessa e isso é um prejuízo enorme para toda a população”, disse. 

O presidente da FerroFrente explicou que, ainda nesta semana estará em Brasília para buscar informações sobre a reativação das ferrovias. “Vamos cobrar essa situação e saber como está. Vamos levar isso aos ministros. O pessoal do Ministério dos Transportes tem interesse em fazer isso. A região tem pressa e o tempo está correndo”, salientou.

Matéria publicada pelo Diário Tupã https://www.diariotupa.com.br/Noticias/noticia.php?malha-paulista-tupa-continua-a-espera-da-reativacao-da-ferrovia&IdNoticia=45159&IdCategoria=0

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Últimas notícas

Quer ficar bem informado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as informações no seu e-mail.