‘Há grande chance de ser um museu ferroviário’, diz secretário sobre estação Barracão

Nas últimas semanas, a estação Barracão, no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto, foi vistoriada por representantes de ministério

estação Barracão, prédio histórico na entrada do bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto, pode virar um museu ferroviário. É o que afirma o secretário de Governo de Ribeirão PretoJoão Augusto do CarmoNas últimas semanas, representantes do Ministério dos Transportes fizeram uma vistoria no local.

A estação foi construída em 1900 para receber os imigrantes que chegavam pela estrada de ferro Mogiana. “Ribeirão tem muitos imóveis fechados, abandonados. Imóveis novos e históricos. Restaurar, revitalizar, isso é algo necessário, claro. Mas para além das obras, é preciso haver uma nova linguagem sobre a vida”, afirma João Augusto.

De acordo com ele, a intenção é dar vida novamente para estação Barracão. “Há grande chance de ser um museu ferroviário”, afirma. A ideia é levar a locomotiva, que hoje está na avenida Mogiana, para o local.

“Quando alguém passa diante de um patrimônio que significou tanto, e o vê abandonado, inconscientemente essa pessoa recebe uma mensagem de que não vale a pena se esforçar para construir algo bom no presente, se dedicar tanto. Porque, no fim, com o passar do tempo, o que fazem com a dedicação de outras pessoas, com a história de outras pessoas, é simplesmente abandonar”, alerta.

Restauro

O secretário aponta que o restauro da locomotiva poderia ser realizado por meio de um projeto da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), voltado para esse tipo de ação.

“Levaríamos a locomotiva da Mogiana para os trilhos em frente à Estação Barracão. Seria construída uma cobertura para ela. Estamos pensando na possibilidade de restauro com funcionamento, também. De poder ligar, acionar a caldeira, fazer funcionar. Para que as pessoas sintam, ouçam como é uma maria-fumaça funcionando”, relata.

Histórico

Atualmente, restam quatro estações ferroviárias em Ribeirão Preto: Barracão, Silveira do Val, Evangelina e Joaquim Firmino.

No entanto, a estação Barracão é a única localizada na área urbana. Ribeirão Preto também conserva duas locomotivas remanescentes: a 420 da Mogiana e a U.S. Amália (exposta na miniestação do Parque Maurílio Biagi).

A estação Barracão fica localizada na junção das avenidas Dom Pedro I e Capitão Salomão, teve papel fundamental no desenvolvimento dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos, originalmente chamados de Barracão de Cima e Barracão de Baixo.

Fonte https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/politica/nevio-archibald/ha-grande-chance-de-ser-um-museu-ferroviario-diz-secretario-sobre-estacao-barracao/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer ficar bem informado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as informações no seu e-mail.