Rumo Logística desativa linha férrea em Lages

Depois do aeroporto, agora a ferrovia acaba de ser desativada com a demissão dos funcionários e a última carga de combustível nesta semana

Colega Edson Varela traz péssima informação de que nesta semana a empresa Rumo Logística, que detém a concessão do ramal ferroviário do Tronco Sul – a partir de Rio Negro em direção a Lages e Rio Grande do Sul – desativou suas operações.

Uma última carga de combustíveis deve chegar ao terminal da Idaza nesta semana. Depois, só por caminhões. A Rumo já vinha operando de forma ‘mais discreta’ desde meados do ano passado.

Danos na infraestrutura

As fortes chuvas de maio do ano passado causaram estragos de todo gênero na infraestrutura ferroviária que engloba o Tronco Sul. A recuperação demandaria recursos robustos. E, desta forma, a Rumo Logística avaliou, através de seu grupo de gestão, percebendo não haver vantagem em restabelecer a regularidade do transporte em todo o trajeto do referido Tronco. A solução foi desativar a logística.

Desconhecimento geral

Edson fez contato com a área de comunicação da Rumo Logística sobre o assunto, no aguardo de alguma informação ou posicionamento a respeito. Entidades como a Acil e a própria prefeitura de Lages, pelo jeito, desconheciam que haveria essa desativação do serviço de transporte ferroviário visto que nada foi exteriorizado na história recente envolvendo expediente de tais entes.

Fonte: Edson Varela

Fotos Facebook: Ferrovia Tronco Sul – Lages/SC – Leomar Junior

Reposta https://miltonbarao.com.br/index.php/2025/04/11/rumo-logistica-desativa-linha-ferrea-em-lages/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer ficar bem informado? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as informações no seu e-mail.