José Manoel Ferreira Gonçalves faz palestra no dia 12 na Semana de Tecnologia Metroferroviária
Criar uma empresa estatal responsável pela gestão de trens de passageiros em todo o País: este será um dos pontos principais da palestra “Conselhos Gestores como suporte para o ingresso e maior protagonismo do setor ferroviário”, a ser ministrada pelo engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), durante o evento “A Inovação dos Transportes Passa pelos Trilhos”, na terça-feira, dia 12, às 13h40, dentro da 29a Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô, que acontece de 11 a 14 de setembro, em São Paulo.
José Manoel destaca que é preciso superar os desafios iniciais e estabelecer uma base sólida para o setor ferroviário no Brasil. Ele diz que os subsídios poderiam não apenas tornar as viagens de trem mais acessíveis e competitivas em comparação com outras opções de transporte, mas também desempenhariam um papel crucial em incentivar o uso sustentável do transporte ferroviário, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono.
Ele cita como base um estudo feito pelo economista José Tavares de Araújo, falecido recentemente, intitulado “Perspectivas do setor ferroviário no Brasil: um confronto com o resto do mundo”. ” Esse material faz constatações acerca do atraso de mais meio século do país no segmento e ressalta a operacionalização dos serviços por meio do controle de estatais, com subsídios de governos, a exemplo dos sistemas ferroviários dos Estados Unidos, Canadá, Índia, China, União Europeia e outros. Nós, da Ferrofrente, fomos até Brasília e apresentamos ao secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, e uma equipe de técnicos, a pesquisa que começou depois da nossa iniciativa”, afirma.