Artigos

O interesse privado não pode se sobrepor ao interesse público

José Manoel Ferreira Gonçalves* A chamada Malha Paulista, importante sistema de linhas de transporte por trilhos de São Paulo, com quase 2.000 quilômetros de extensão, …

Leia mais

Novo marco ferroviário está à deriva

*José Manoel Ferreira Gonçalves Uma das muitas iniciativas improvisadas e inconsequentes do governo Bolsonaro, o novo marco ferroviário está sem rumo no Congresso. De forma …

Leia mais

O novo marco das ferrovias é um retrocesso e ameaça o futuro dos trilhos no país

*José Manoel Ferreira Gonçalves Aprovado no Senado e em célere tramitação na Câmara dos Deputados, o novo marco legal das ferrovias está longe de ser …

Leia mais

Enquanto o Brasil patina, Europa avança na integração ferroviária do continente

*José Manoel Ferreira Gonçalves Enquanto o Brasil aponta para o retrocesso na política pública para suas ferrovias, com a assunção do modelo de autorização em …

Leia mais

FerroFrente solicita audiências públicas para ajustar marco das ferrovias

Aprovado recentemente pelo Senado, o projeto agora vai à Câmara dos Deputados com críticas a pontos polêmicos, como a reserva de capacidade em projetos ferroviários …

Leia mais

Derrapada irresponsável do Senado no marco das ferrovias

*José Manoel Ferreira Gonçalves Foi um duro golpe para quem defende o resgate do sistema ferroviário nacional. No último dia 5 de outubro, 33 anos …

Leia mais

Ferrovias do Brasil: sem Estado e em estado de abandono

*José Manoel Ferreira Gonçalves O desgoverno da gestão de Bolsonaro se torna cada vez mais evidente. Quem ainda nutria alguma esperança de que haveria algum …

Leia mais

Apoie esta causa

A FerroFrente tem como objetivo defender a volta dos trens de passageiros e a ampliação da malha ferroviária para o transporte de cargas no Brasil.

A volta das ferrovias traz benefícios econômicos, ambientais e sociais. No tocante à economia, além de aumentar a competitividade do Brasil no mercado externo diminui o preço dos alimentos tornando-os mais acessíveis à população.